PLANTAS MEDICINAIS Cuidados no Uso de Plantas Medicinais |
A idéia de que planta “se não faz bem, mal não fará” é errada. A planta contém substâncias químicas que podem intoxicar, provocar abortos e até mesmo câncer ou, ainda, não surtir o efeito terapêutico esperado, permitindo a evolução das doenças, portanto : Evite o uso indiscriminado de plantas medicinais; Evite a auto-medicação, se necessária: Procure utilizar as plantas medicinais mais conhecidas; Ao adquirir ou usar plantas medicinais, observe: Plantas podem ter o mesmo nome popular e indicações terapêuticas diferentes; Certifique-se da origem da planta: plantas cultivadas em locais impróprios podem conter agentes tóxicos ou parasitas; Evite comprar plantas mofadas, sujas de terra ou que contenham insetos; Evite doses excessivas ou uso prolongado da mesma planta; Na maior parte dos casos um punhado (cerca de 5 g), sob a forma de chá, duas vezes ao dia, é suficiente. Evite o uso da mesma planta por período superior a 30 dias. ATENÇÂO: A auto medicação só deve ser empregada em sintomas comuns, pouco intensos e de natureza passageira; caso contrário procure atendimento médico.
|
- 1/2 litro de álcool;
- 1 pacote de cravo da Índia (10 gr);
- 1 vidro de óleo de nenê (100ml)
Deixe o cravo curtindo no álcool uns 4 dias agitando, cedo e de tarde;
Depois coloque o óleo corporal
(pode ser de amêndoas, camomila, erva-doce, aloe vera).
Passe só uma gota no braço e pernas e o mosquito foge do cômodo.
O cravo espanta formigas da cozinha e dos eletrônicos,
espanta as pulgas dos animais.
O repelente evita que o mosquito sugue o sangue,
assim, ele não consegue maturar os ovos e atrapalha a postura,
vai diminuindo a proliferação.
A comunidade toda tem de usar, como num mutirão.
Não forneça sangue para o aedes aegypti!
***************************************************************************************
O chá 30 ervas é um mix de ervas cuidadosamente selecionadas.
É elaborado com o objetivo de equilibrar o funcionamento do organismo, proporcionando saúde e eliminando toxinas indesejáveis.
Experimente e sinta a sensação de bem estar em sintonia com seu corpo e sua mente.
30 ervas:
1- centelha-asiática
A Centelha Asiática vem sendo utilizada na China e na Índia a centenas de anos, principalmente como tônico, rejuvenescedor e revitalizante. Também já foi utilizado para tratar lepra e doenças venéreas como a gonorréia. Atualmente é utilizado em cremes e loções para problemas de pele, cicatrização de ferimentos e manter a pele saudável. Além disso, estimula a circulação, é diurética, antiinflamatório e antibacteriano.
2- porangaba
A Porangaba possui propriedades diuréticas, febrífugas(diminuição da febre) e ajuda a melhorar a circulação sangüínea. Também é comercializado como redutor de apetite, auxiliando o emagrecimento e combater a celulite. Pesquisadores japoneses demonstraram que extratos das folhas da árvore podem reduzir a penetração do vírus Herpes 1.
3- abacateiro
É usado nas doenças renais e das vias urinárias, cistites, uretrites, blenorragia, empregado nas perturbações hepáticas e nas doenças conseqüentes à deficiência da secreção biliar; atua também como carminativo (que provoca a expulsão de gases), e alguns autores consideram-no emenagogo (que regulariza a menstruação).
4- chá-verde
Ele desintoxica, desincha, acelera o metabolismo e queima gordura. O chá mais falado do momento tem ainda outros poderes a favor da saúde e contra o excesso de peso.
5- carqueja
A Carqueja é indicada para problemas do fígado e vesícula biliar como cálculos(pedras). Para problemas digestivos, úlcera, gastrite, má-digestão. A Carqueja purifica e desintoxica o sangue e fígado. Alguns estudos indicam que a Carqueja pode ser eficaz para diabetes, agindo na diminuição dos açúcares. Na medicina popular brasileira, também é usada nos casos de gripe, resfriados, diarréias, garganta inflamada, entre outras. Também é considerada como eficaz para diminuir a pressão.
6- chapéu-de-couro
É indicado para pessoas com problemas de ácido úrico, afecções das vias urinárias (litíase, nefrite, etc.); afecções do fígado, afecção do estômago, arteriosclerose, artrite, bexiga, bócio, colesterol, convalescença, debilidade orgânica, dermatoses, doenças renais, dores nas juntas, edemas, erupções cutâneas, fígado, furúnculo, gota, hérnia, hidrofobia, hidropsia, impurezas do sangue, infecções das vias respiratórias, inflamações da garganta, litíase, lumbago, manchas, moléstias da pele, nefrite, pele (mancha, dermatose), picadas de cobra, pressão alta, prisão de ventre, reumatismo, rins, sarna, sífilis, úlceras, vesícula, vitiligo.
7- jambolão
O chá das folhas e das sementes da espécie também é muito conhecido na medicina popular indiana, principalmente pelos efeitos hipoglicemiantes.
8- carobinha
CAROBINHA: "Jacarandá copaia" Um dos melhores depurativos do sangue, contra sífilis, doenças de pele, doenças reumáticas e amebas intestinais.
9- cavalinha
A Cavalinha é rica em silício, cálcio e potássio. Seu uso mais comum é como diurético. Também é utilizada como cicatrizante, auxiliar no tratamento de infecções dos rins, osteoporose, úlcera gástrica e reumatismos. Esteticamente, a Cavalinha pode ser utilizada para fortalecer as unhas, dar brilho aos cabelos, limpeza de pele e prevenção de estrias.
10- melissa
Uso Popular:
• sedativa;
• doenças digestivas.
11- douradinha
DOURADINHA "Waltherea douradinha" Diurético eficiente na dificuldade em urinar, inflamações da bexiga eliminando pedras. Contra problemas pulmonares, bronquite e tosse.
12- salsaparrilha
SALSSAPARILHA "Smilax salsaparrilha" Depurativo do sangue, combate a gota, ácido úrico e reumatismo. Diminui a dificuldade em urinar, elimina pedras nos rins e bexiga.
13- cajueiro
CAJUEIRO "Anacardium occidentale" É estimulante do organismo, combate o Diabetes e é anti-hemorrágico. Em gargarejos cura inflamações da garganta, aftas. Ameniza irritações vaginais.
14- sene
O principal uso terapêutico do Sene é como purgante. Utilizado em casos de prisão de ventre ou constipação. Possui sabor amargo, que pode causar náuseas. A adição de outras plantas aromáticas como gengibre e canela podem atenuar o efeito nauseante do Sene.
15- dente-de-leão
DENTE DE LEÃO "Taraxacum officinalis" Tônico hepático, diurético e depurativo do sangue, age no fígado e nos rins, é indicado para diabéticos. Fortifica os nervos, mas sua ingestão diária não pode ultrapassar tres xícaras, sem adoçantes.
16- funcho
O funcho é proveitoso no catarro bronquial, asma, tosse renitente, flatulência intestinal, astenia gastrintestinal e prisão de ventre crônica.
Planta medicinal, com efeito anti-espasmódico e expectorante, indicada para diversos males, em particular para os digestivos.
17- capim-cidreira
O capim-cidreira age como sedativo e calmante da tosse. E empregado no combate a gases intestinais, perturbações urinárias, insônia e cefaléia.
18- sete-sangrias
É indicado para pessoas com Hipertensão arterial, arritmias cardíacas, tosse de cardíacos, arterosclerose, combate o enrijecimento das paredes das artérias, afecções da pele como psoríase e eczemas, redução do colesterol.
19- hibisco
HIBISCO "Hibiscus sabdarifa" Flor avermelhada, com sabor semelhante ao morango, tem efeito laxante sem cólicas, melhora a digestão, aumenta a diurese e acalma os nervos.
É indicado para pessoas com Constipações e irritações de vias respiratórias.
20- graviola
GRAVIOLA "Anona muricata" O chá das folhas é um ótimo emagrecedor, diminui o colesterol e baixa a pressão. Poderoso hipoglicemiante muito indicado em diabete. Ainda é analgésico em nevragias e reumatismo. É adstringente e, portanto, útil para diarréia, disenteria, tosses, e bronquites. É rica em vitamina C. Também serve para aftas, cólicas intestinais, abscessos e edema de origem reumática.
21- fucus vesiculosos
FUCUS(alga): "Fucus vesiculosos" Indicado para casos de hipotireoidismo, obesidade e disfunções da tireóide com baixa taxa de iodo. Contra indicado em casos de hipertireoidismo, problemas cardíacos, gravidez e lactação.
22- cáscara-sagrada
Na medicina popular, a parte utilizada da Cáscara-Sagrada são as cascas de seu tronco envelhecidas por pelo menos 1 ano. Relatos indicam que a Cáscara-Sagrada vem sendo utilizada como remédio natual por índios nativos americanos há mais de 1.000 anos. O principal uso da Cáscara-Sagrada é como purgante de efeito brando, principalmente para pessoas idosas ou em casos de constipação crônica. Também ajuda a melhorar a digestão gástrica. A Cáscara-Sagrada foi muito utilizada comercialmente, sendo o ingrediente ativo de muitos laxantes no mercado americano até a pouco tempo atrás.
23- maracujá
O maracujá é utilizado na medicina popular, através de suas folhas, para o tratamento de Dores de cabeça de origem nervosa, ansiedade, perturbações nervosa da menopausa, insônia, taquicardia nervosa, doenças espasmódicas, nevralgias, asma.
24- espinheira-santa
A Espinheira-Santa é utilizada na medicina popular, através de infusão de suas folhas, para tratamento de úlceras e outros problemas estomacais como azia, má digestão e gastrite. Existem alguns relatos que descrevem a Espinheira-Santa sendo utilizada como método contraceptivo. Outro uso comum é para curar a ressaca alcóolica. Externamente, a Espinheira-Santa também é utilizada como agente cicatrizante, anti-séptico e tonificante.
25- quebra-pedra
Como o nome popular indica, a Quebra-Pedra é utilizada para tratamento de cálculos renais(pedra nos rins) devido à ação relaxante muscular que ajuda a eliminar esses cálculos. Também pode ajudar na prevenção do aparecimento de pedras nos rins. A Quebra-Pedra também possui propriedades diuréticas, analgésicas, anti-infecciosa e pode ser útil em casos de disenteria. Pesquisas recentes estudam o uso da Quebra-Pedra como agente anti-viral para casos de hepatite B.
26- boldo-do-chile
Na medicina popular, o Boldo-do-Chile é indicado para inúmeras situações. Principalmente, age positivamente em problemas na vesícula biliar e fígado, atuando como um desintoxicante. Pode auxiliar nos problemas de pedras na vesícula biliar. Outros usos medicinais incluem: antiparasitário, anti-inflamatório, estimula a digestão, para casos de distúrbios do sono, problemas de flatulência, vermífugo, auxilia na diminuição dos níveis de colesterol, entre outros.
27- jurubeba
A Jurubeba é utilizada na medicina popular para tratar de problemas do fígado, má digestão, falta de apetite, flatulência, azia, problemas de digestão em geral. O chá de Jurubeba é um popular remédio caseiro para curar a ressaca.
28- angélica
A Angélica ajuda a melhorar a circulação sangüínea, como auxiliar no tratamento de problemas digestivos e estômago, resfriados, como febrígudo e expectorante. Infusão ou mastigar a Angélica é eficaz para problemas de flatulência. A parte mais utilizada na medicina popular são suas raízes, mas toda a planta tem efeitos benéficos para a saúde.
29- alcachofra
Possui substâncias com efeito benéfico nas doenças das vias biliares e hepáticas. Possui como princípios ativos a cinarina e o ácido cafeico que estimulam a formação da bile hepática, regularizam a formação de sais biliares e o colesterol, e o seu uso é indicado para os diabéticos. Indicações terapeuticas: Psoríase, doenças das vias biliares e hepáticas, diabetes, icterícia, eczemas, erupções cutâneas, anemia, escorbuto, raquitismo, colesterol, hemorróidas, prostatite, uretrite, bronquite asmática, debilidade cardíaca, hepatite, colecistite.
30- paú-de-ferro
Uso Popular:
• diabetes;
• afecções broncopulmonares, tosse, catarro, coqueluche e asma;
• afecções cutâneas e bucais;
• ulceras gastroduodenais;
• helmintos (ancilostomídeos), enterocolite, diarréia;
• hemorragias, contusões.